Em Portugal, a diabetes mata o dobro da média da União Europeia

Em Portugal, a diabetes mata o dobro da média da União Europeia

Em Portugal, a diabetes mata o dobro da média da União Europeia

Assinalou-se dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde, o tema este ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi a diabetes.

O Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar Vytenis Andriukaitis, considera que “a diabetes é uma preocupação para a Europa, mas especialmente para países como Portugal, onde a mortalidade provocada por esta doença é quase o dobro da média da União Europeia”.

Vytenis Andriukaitis, que esteve presente na passada quinta-feira em Lisboa, afirmou que “Com 24% dos adultos a sofrerem de obesidade e 59% em situação de excesso de peso, não é de admirar que Portugal tenha uma das taxas mais elevadas de diabetes da UE e que a mortalidade provocada pela diabetes seja quase o dobro da média da União Europeia”.

O comissário relembrou ainda que, “em muitos casos, a doença pode ser evitada. A experiência demonstrou que simples alterações do estilo de vida podem ser eficazes para prevenir ou atrasar o início da diabetes de tipo 2. A manutenção de um peso normal, exercício físico regular e um regime alimentar saudável são exemplos dessas alterações” e acredita que, “concentrando-se agora na prevenção, Portugal pode reduzir no futuro as taxas de doenças crónicas e os custos associados para o sistema de saúde”.

Acrescentou ainda que, “Enquanto Comissário responsável pela Saúde, estou logicamente a favor de qualquer medida que conduza a estilos de vida mais saudáveis e reduza o fardo das doenças crónicas, tais como a diabetes de tipo 2”.

“Uma em cada cinco crianças em idade escolar é obesa ou tem já excesso de peso e este número está a aumentar. A menos que comecemos a incutir na nova geração, desde o início, hábitos alimentares saudáveis e exercício físico, iremos criar uma geração de crianças que são «gordas para toda a vida» e sistemas de saúde que lutam para controlar a situação”, afirmou o comissário Andriukaitis.

 

Fonte: Jornal de Notícias

Disponível em: http://www.jn.pt/nacional/interior/diabetes-em-portugal-mata-o-dobro-da-media-europeia-5114539.html